Vigilância Sanitária apreende cerca de 100 cigarros eletrônicos na abertura d’O Maior São João do Mundo
Ação ocorreu em estabelecimento próximo ao Parque do Povo
Nesta sexta-feira (30), primeira noite d’O Maior São João do Mundo, a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Prefeitura de Campina Grande apreendeu cerca de 100 dispositivos eletrônicos de fumo em um ponto de venda localizado nas imediações do Parque do Povo. A ação faz parte de uma operação de fiscalização voltada ao combate da comercialização ilegal desses produtos durante os festejos juninos.
A iniciativa ocorre em cumprimento à resolução da Anvisa, que proíbe a produção, comercialização, importação, armazenamento, uso e propaganda dos chamados cigarros eletrônicos no Brasil. Também conhecidos como vape ou pendrive, esses dispositivos simulam o ato de fumar por meio de um sistema alimentado por eletricidade ou bateria.
O objetivo da fiscalização é reforçar a proibição, alertar sobre os riscos à saúde associados ao uso dos dispositivos e conscientizar comerciantes e consumidores sobre as penalidades. Quem for flagrado comercializando o vape pode sofrer multas e advertências. O uso pessoal também está proibido no Brasil.
A ação ocorre em paralelo à campanha “Quem promove o fumo não quer o seu bem”, promovida pela Secretaria de Saúde de Campina Grande em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado neste sábado (31). As atividades seguem durante todo o período do São João.



