TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Projeto Renascer

Maternidade em Coremas implementa projeto para apoiar mulheres em luto gestacional

O Projeto Renascer é voltado para o acolhimento humanizado de mulheres que enfrentam a perda gestacional

Por Redação T5 Publicado em
Maternidade coremas
Os leitos destinados às pacientes que enfrentam a perda gestacional são sinalizados com uma borboleta (Foto: Divulgação/Secom-PB)

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, localizado no município de Coremas, na Paraíba, implantou em abril o Projeto Renascer, voltado para o acolhimento humanizado de pacientes que enfrentam a perda gestacional. A iniciativa antecipou-se à Lei 15.139, que cria a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, e que foi sancionada nesta semana pela Presidência da República.

De acordo com a diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, a paciente que enfrenta a perda do bebê durante a gestação, no parto ou após o nascimento, tem um apoio multiprofissional para o enfrentamento desse luto. “Médicos, enfermeiros, técnicos e todos os profissionais que têm contato com a paciente já fazem a abordagem com um acolhimento diferenciado para quem vivencia o luto maternal”, explicou.

Na maternidade, os leitos destinados às pacientes que enfrentam a perda gestacional são sinalizados com o símbolo de uma borboleta, por representar mudança e evolução. Josielma destaca que a identificação visa garantir um atendimento mais sensível e respeitoso. “A borboleta sai do casulo, vira lagarta e depois cria asas e voa. Numa simbologia com esse processo, a mãe também passa por profundas transformações”, destacou.

Foi esse acolhimento que fez a dona de casa Maria José dos Santos, de 38 anos, moradora da zona rural da cidade de São José da Lagoa Tapada, superar com mais equilíbrio a perda de seu terceiro filho, no final de abril, aos sete meses de gestação. “A gente não fica bem quando passa por um problema desse, mas recebi tanta atenção e cuidado na maternidade que reduziu a minha tristeza. Eu já tenho dois filhos e esse seria o último. Deus preferiu assim e quem sou eu para questionar”, disse a doméstica, que foi a primeira paciente a vivenciar as ações do Projeto Renascer na Maternidade de Coremas.

O Projeto Renascer tem como objetivo oferecer acolhimento e apoio a famílias que enfrentam o luto perinatal, a perda de um bebê durante a gestação, o parto ou o puerpério. A iniciativa proporciona um espaço seguro para escuta, troca de experiências e apoio emocional, contribuindo para que os pais lidem com a dor e o sofrimento decorrentes da perda.



Relacionadas

Mais Lidas