TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Até 21 de agosto

Moradores de Conde terão acesso a Saque Calamidade do FGTS

Medida foi tomada após reconhecimento de situação de emergência

Por Redação T5 Publicado em
Conde Familias
População poderá solicitar até R$ 6.220,00 pelo aplicativo do FGTS (Foto: Divulgação)

Moradores do município de Conde, no litoral sul da Paraíba, poderão acessar o Saque Calamidade do FGTS após o reconhecimento oficial da situação de emergência pelo Governo Federa. A medida foi confirmada pela Caixa Econômica Federal e ocorre por causa das fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.

O benefício autoriza trabalhadores com saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a solicitarem o saque de até R$ 6.220,00 por conta vinculada, respeitando o limite existente. A solicitação deve ser feita até o dia 21 de agosto, exclusivamente pelo aplicativo do FGTS.

Para requerer o valor, é necessário acessar o aplicativo, escolher a opção “Solicitar Saque 100% Digital” ou seguir pelo menu “Saques” e clicar em “Solicitar Saque”. Em seguida, o trabalhador deve selecionar “Calamidade Pública”, digitar o nome do município e escolhê-lo na lista que será exibida. O sistema exigirá o envio de documentos como documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte frente e verso), selfie com o documento em mãos, além de comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da emergência. Serão aceitas contas de água, luz, telefone, gás ou fatura de internet. Quem não tiver comprovante de residência poderá apresentar declaração da Prefeitura ou declaração própria com nome completo, CPF, data de nascimento e endereço com CEP, sujeita à verificação pela Caixa. Se o comprovante estiver em nome do cônjuge, será exigida certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Conde, o benefício é um direito dos moradores afetados pelos danos das chuvas e um comitê de crise ativo para o apoio às famílias atingidas. Além da liberação dos recursos emergenciais, continuam em curso ações de assistência social, contenção e recuperação das áreas afetadas.

O decreto de emergência foi motivado pelos impactos estruturais causados pelas chuvas, que deixaram pelo menos 10 famílias desabrigadas. No dia 17 de maio, um trecho da falésia da Praia de Carapibus desabou, sem vítimas. Ao todo, 33 pessoas foram acolhidas pela Prefeitura em abrigos temporários ou residências de parentes, com apoio das equipes municipais de assistência.

A população pode buscar mais informações ou solicitar auxílio pelos seguintes canais de atendimento: Defesa Civil de Conde (199 ou 83 98829-0199), WhatsApp Plantão (83 98831-6885) e Corpo de Bombeiros (193).



Relacionadas

Mais Lidas