TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Economia

Nordeste tem menor índice de poupança e investimento do país, revela pesquisa

Apenas 32,9% da população da região guarda dinheiro

Por Redação T5 Publicado em
Poupanca
Número está abaixo da média nacional, que atinge 41% dos brasileiros

A região Nordeste registra o menor índice de poupança e investimento do Brasil, com apenas 32,9% da população economizando dinheiro, segundo dados da oitava edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O número está abaixo da média nacional, que atinge 41% dos brasileiros.

Entre os nordestinos que poupam, a caderneta de poupança é a principal escolha, com 19,2% das preferências. Em seguida, vêm os investimentos não financeiros, como guardar dinheiro em casa (6,1%), títulos privados (3,4%) e fundos de investimento (2,9%).

Segundo Erli Bandeira, consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste, a popularidade da poupança se justifica pela facilidade de acesso, previsibilidade dos rendimentos e isenção de imposto de renda. “Ela oferece a tranquilidade de não ter surpresas. O valor pode ser resgatado a qualquer momento, sem burocracia”, explica.

A principal motivação para poupar entre os nordestinos é comprar a casa própria (29,5%). Outros objetivos incluem reserva para emergências (15%) e aquisição de veículos (10,1%).

Apesar dos baixos índices na região, investir não exige grandes quantias, afirma Bandeira. Ele defende que um bom planejamento financeiro, com metas claras e disciplina, pode transformar o hábito de poupar em investimento estruturado, acessível a diferentes perfis de renda.



Relacionadas

Mais Lidas