Desmatamento na Paraíba cai 44% em 2024, revela MapBiomas
Paraíba se destaca entre os estados que mais reduziram o desmatamento em 2024
A Paraíba registrou uma das maiores quedas proporcionais no desmatamento em 2024, segundo dados do Relatório Anual do Desmatamento (RAD), do Sistema MapBiomas, divulgados nesta quinta-feira (15). O estado reduziu em 44% os alertas de desmatamento e preservou cerca de 5.500 hectares de vegetação nativa.
O resultado reflete a atuação do Governo da Paraíba, que tem intensificado as ações voltadas à preservação ambiental por meio de fiscalização, monitoramento e educação ambiental, sob coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As iniciativas contam com o apoio de parceiros como os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Ibama, Batalhão de Policiamento Ambiental, Sudema e representantes da sociedade civil.
Com relação ao Brasil, o desmatamento apresentou uma queda de 32,4% em 2024, totalizando 1.242.079 hectares desmatados, em comparação aos 1.829.597 hectares registrados em 2023. Este é o segundo ano consecutivo de redução e marca a primeira vez, desde 2019, que todos os biomas brasileiros, com exceção da Mata Atlântica, que se manteve estável, registraram diminuição nas taxas de desmatamento.



