TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Nível médio e superior

Concurso Unificado 2 terá 3.352 vagas distribuídas entre 35 órgãos federais

Provas acontecerão em 228 municípios do país

Por Redação T5 Publicado em
CNU
Edital será publicado em julho (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá 3.352 vagas distribuídas entre 35 órgãos da administração pública federal, com oportunidades para níveis médio e superior. O edital será publicado em julho e as provas acontecerão em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

A maior parte das vagas está concentrada em órgãos com sede em Brasília, mas há previsão de distribuição regional, com 315 vagas no Rio de Janeiro, 65 em São Paulo, 66 no Pará e 20 em Pernambuco. Entre os órgãos participantes, estão ministérios, fundações, agências reguladoras, comandos militares e institutos federais. A maior oferta está no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com 1.672 vagas, especialmente nas chamadas carreiras transversais, como analista técnico-administrativo, assistente social, médico, psicólogo, entre outras.

Segundo o Ministério da Gestão, 1.676 vagas são destinadas às carreiras transversais, incluindo duas novas funções anunciadas em fevereiro: analista técnico de desenvolvimento socioeconômico e analista técnico de defesa e justiça. O objetivo é modernizar o sistema de carreiras com mais flexibilidade e especialização no serviço público.

A ministra Esther Dweck informou que nem todos os órgãos da primeira edição do CPNU estão nesta segunda seleção, o que amplia a abrangência da iniciativa. As oportunidades abrangem áreas como educação, cultura, saúde, infraestrutura, tecnologia, meio ambiente e segurança pública.

O governo alerta para tentativas de golpe envolvendo falsas cobranças de inscrição. As inscrições ainda não estão abertas e só ocorrerão após a publicação do edital no Diário Oficial da União, com divulgação pelos canais oficiais do Ministério da Gestão (MGI), como o portal www.gov.br/gestao.



Relacionadas

Mais Lidas