Produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar cadastro dos rebanhos na Paraíba
Atualização garante manutenção do status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação
Os produtores rurais da Paraíba têm até o dia 31 de maio para realizar a atualização semestral obrigatória do cadastro dos rebanhos. O processo deve ser feito presencialmente nos escritórios da Defesa Agropecuária, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).
Devem ser informadas as criações de bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos, búfalos, além de peixes, abelhas, galinhas, camarões e outras espécies. A exigência é parte do compromisso do estado em manter o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente.
De acordo com o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, o objetivo é garantir a segurança sanitária necessária para o trânsito de animais e derivados entre os estados brasileiros. O não cumprimento da exigência sujeita o produtor a inadimplência e multa.
O produtores que estavam adimplentes com a campanha de vacinação contra a febre aftosa em abril de 2024, mas que não fizeram a atualização em novembro de 2024, poderão regularizar a situação sem multa até 31 de maio.
Mesmo sem vacinação, a atualização cadastral continua obrigatória nos meses de maio e novembro de cada ano. Para os produtores inadimplentes em campanhas anteriores a novembro de 2024.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Defesa Agropecuária: (83) 99332-6663.



