Orçamento Democrático inicia ciclo 2025 com audiências públicas em Itaporanga e Princesa Isabel
População das regiões participa das primeiras escutas populares para definir prioridades do orçamento estadual
O Governo da Paraíba começa nesta quinta-feira (08), em Itaporanga, e sexta-feira (09), em Princesa Isabel, o novo ciclo de audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual (ODE). A ideia do programa é ouvir a população e reunir contribuições para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e pela Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual. Devem participar dessas primeiras audiências os 25 municípios que integram as 7ª e 11ª Regiões Geoadministrativas do estado.
O evento também contará com a oferta de serviços públicos por meio do programa Cidadania Democrática, que funcionará das 9h às 14h nas cidades-sede. Em Itaporanga, a estrutura será montada na ECIT Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho; em Princesa Isabel, na Escola Estadual Iracema Marques de Lima. Serão oferecidos serviços como vacinação, consultas médicas, emissão de documentos, atendimentos jurídicos, além de ações da Energisa, Cagepa, Bombeiros, PMPB, Sejel/Sejuv, Sudema, Empaer, entre outras instituições públicas parceiras.
Já está disponível a plataforma de votação online, onde a população pode escolher até três prioridades para a região. A caravana do Orçamento Democrático passará por todas as 14 Regiões Geoadministrativas. O ciclo de audiências se estende até 22 de agosto e abrangerá todas as regiões do estado, com participação esperada da população dos 223 municípios paraibanos.



