TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
prazo acabando

Eleitores têm até 19 de maio para acertar pendências com a Justiça Eleitoral

Na Paraíba, 71.029 pessoas ainda precisam regularizar a sua situação eleitoral

Por Redação T5 Publicado em
Na Paraíba, 1.003 jovens de 15 anos, 7.265 de 16 e 19.589 de 17 buscaram o TRE-PB para emitir o título de eleitor
A maioria dos eleitores ausentes, que representa 62%, é do sexo masculino (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O prazo para a regularização do título de eleitor está chegando ao fim. Segundo o Tribunal regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), mais de 71 mil eleitores da Paraíba que não votaram nos três últimos pleitos têm até o dia 19 de maio para regularizarem sua situação e evitarem a perda do documento.

Na Paraíba, 71.029 pessoas ainda precisam regularizar a sua situação eleitoral. São consideradas faltosas aquelas que não participaram das últimas três eleições, lembrando que cada turno de votação conta como um pleito diferente. No Brasil, mais de cinco milhões de eleitores correm o risco de perder o documento por não estarem em dia com a Justiça Eleitoral.

A maioria dos eleitores ausentes, que representa 62%, é do sexo masculino. Em relação ao nível educacional, 38,95% dos ausentes não terminaram o ensino fundamental. Levando em conta a idade, os jovens de 25 a 29 anos lideram a lista dos que não compareceram às últimas eleições.

Os eleitores maiores de 70 anos de idade, aqueles com 16 e 17 anos de idade e os analfabetos, não são passíveis de cancelamento, uma vez que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para esses grupos.

Para saber se deve regularizar sua situação, o cidadão deve acessar, até o dia 19 de maio, os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral” - ou dos TREs para verificar se constam da lista dos títulos passíveis de cancelamento.

Caso esteja na lista, o eleitor deve acessar o Autoatendimento Eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento dos débitos existentes. Ainda é possível comparecer ao Cartório Eleitoral, no horário de expediente.



Relacionadas

Mais Lidas