Paixão de Cristo: última apresentação emociona o público em João Pessoa
A encenação reuniu centenas de pessoas que prestigiaram a montagem, que se consolidou como uma das atrações culturais mais aguardadas da Semana Santa na capital paraibana
A noite deste sábado (19) foi marcada por emoção, fé e arte no adro do Centro Cultural São Francisco, com a última apresentação do espetáculo ‘Paixão de Cristo – Divino Redentor’, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A encenação reuniu centenas de pessoas que prestigiaram a montagem, que se consolidou como uma das atrações culturais mais aguardadas da Semana Santa na capital paraibana.
Ao todo, o espetáculo contou com três apresentações gratuitas, duas na sexta-feira (18) e a última neste sábado (19), sempre com plateia cheia. Com acessibilidade garantida, a Funjope reservou espaços exclusivos para cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de oferecer tradução simultânea em Libras, possibilitando que o público surdo acompanhasse cada detalhe da história da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, celebrou o sucesso do evento e destacou o esforço conjunto de artistas, técnicos e da equipe da Fundação. “Consolidamos o adro do Museu São Francisco como um espaço simbólico para grandes espetáculos de massa como a Paixão de Cristo. É um momento de renovação da fé e da esperança. A emoção está nos olhos do público”, afirmou.
Para Everaldo Vasconcelos, diretor geral da peça, cada apresentação é única: “O teatro é efêmero e se renova a cada noite. A emoção é sempre presente”. O padre Marcondes Meneses, diretor do Centro Cultural São Francisco, também ressaltou a importância do evento: “Esse espetáculo alia fé e cultura, movimenta a cidade e reforça o papel do Centro Cultural como um espaço do povo”.
Entre os que prestigiaram o evento, estavam diversos moradores e turistas que elogiaram a estrutura e a beleza da apresentação. Espaços acessíveis, apoio aos idosos e a presença de intérpretes de Libras foram pontos altos da organização.
O espetáculo reuniu 40 atores e atrizes, integrantes da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e 42 membros do Grupo Kairós, da Escola Padre Pedro Serrão.
Por que a Sexta-feira da Paixão é feriado nacional?
A Sexta-feira da Paixão, que foi celebrada este ano em 18 de abril, é feriado nacional em respeito à tradição cristã que recorda o sofrimento, crucificação e morte de Jesus Cristo. A data é marcada por reflexão, espiritualidade e silêncio, sendo um dos momentos mais importantes da Semana Santa para os fiéis. O feriado está previsto na legislação brasileira por seu caráter religioso e histórico, reforçando o significado da fé na cultura do país.



