TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Termina hoje

UFPB encerra inscrições para Programa Aluno Apoiador nesta quinta (10)

Universidade oferece 84 bolsas de R$700 para estudantes que irão apoiar alunos com deficiência nos quatro campi

Por Redação T5 Publicado em
Ufpb
Processo seletivo será dividido em duas etapas (Foto: Reprodução / UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encerra nesta quinta-feira (10) as inscrições abertas, para o Programa Aluno Apoiador, que oferece 84 bolsas destinadas a estudantes de graduação que desejam atuar no apoio a alunos com deficiência. As bolsas têm o valor mensal de R$700 e serão distribuídas nos quatro campi da instituição.

Coordenado pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), o programa busca garantir suporte a estudantes com deficiência física motora, auditiva, visual, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras demandas pedagógicas específicas.

As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para participar, é necessário estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFPB; ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 para cursos da área de Ciências Exatas e igual ou superior a 7,0 para as demais áreas e enviar a documentação comprobatória de identificação pessoal e de renda do núcleo familiar residente no mesmo domicílio.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira é uma prova online eliminatória com 10 questões. Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar nota mínima de 7,0. Na segunda fase, será feita uma avaliação da vulnerabilidade socioeconômica, conduzida por assistentes sociais da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção do Estudante (Prape) e dos campi do interior.

O resultado final será publicado no dia 13 de maio no site do CIA, que também divulgará os resultados parciais e o cronograma atualizado. Os aprovados deverão assinar o Termo de Compromisso pelo Sigaa no dia 14 de maio.

Como parte do programa, os alunos apoiadores também participarão de um curso de formação continuada, com carga horária mínima de 4 horas mensais.



Relacionadas

Mais Lidas