TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
segurança

Lewandowski explica declaração polêmica sobre polícia em evento na Paraíba

Em Brasília, ele teria afirmado que "a polícia prende mal", e foi repudiado pela ADPF

Por Redação T5 Publicado em
Ricardo Lewandowski 28 04 2018
Ministro Lewandowski diz que fala sobre prisões foi mal interpretada

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comentou a repercussão negativa da sua declaração sobre as prisões realizadas no Brasil. Em evento em Brasília, nesta semana, Lewandowski afirmou que "a polícia prende mal", o que foi prontamente repudiado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

Questionado sobre o assunto durante agenda, nesta sexta-feira (21), na Paraíba, Lewandowski afirmou que suas palavras foram mal interpretadas. "Eu estava defendendo a PEC, a troca de informações, e quero ressaltar agora publicamente que nós temos uma polícia brasileira altamente eficiente e preparada", disse.

O ministro ressaltou que a expressão utilizada foi retirada de contexto e reforçou que a intenção era apenas "melhorar a atuação das polícias", com foco na qualificação e estruturação das forças policiais.

ADPF critica declaração

A declaração de Lewandowski foi criticada pela ADPF, que afirmou que as prisões não são anuladas devido à qualidade das prisões, mas sim pela falta de fundamentação jurídica nas decisões tomadas durante as audiências de custódia. A associação destacou que a Justiça age com base no entendimento de que a manutenção de certos detidos não é necessária, e não por falhas nas ações policiais.

Em sua fala em João Pessoa, o ministro reconheceu que "todas as organizações humanas têm falhas", incluindo o Judiciário. Ele afirmou que o papel das autoridades é corrigir essas falhas, algo que deve ser feito de maneira constante para garantir o funcionamento adequado do sistema de justiça.



Relacionadas

Mais Lidas