João Pessoa sedia seminário que discute políticas públicas de inclusão e combate ao racismo nas escolas
Professora Dr.ª Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do governo Dilma, é uma das presenças de destaque no seminário

João Pessoa sedia, nesta quinta-feira (13), o 19º Seminário Nacional de Educação, promovido pelo Instituto Alpargatas. O evento promete reunir mais de 2 mil pessoas para debater temas relacionados à inclusão educacional, políticas públicas e o combate ao racismo nas escolas. A professora Dr.ª Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do governo Dilma, é uma das presenças de destaque no seminário e respondeu perguntas abordando os desafios e avanços nas políticas de inclusão no Brasil.
Durante sua fala, Nilma Lino Gomes destacou os progressos no campo das políticas públicas de diversidade étnica e social, mencionando que, a partir de 2023, houve uma retomada de políticas que haviam sido descontinuadas, além da construção de novas iniciativas. A professora ressaltou a implementação da Política Nacional de Equidade das Relações Étnico-Sociais, uma novidade que visa garantir maior inclusão e representatividade para grupos marginalizados.
A ex-ministra também falou sobre a importância da educação inclusiva, com destaque para a educação especial, a educação escolar indígena e a inclusão de pessoas do campo. Ela criticou a falta de políticas eficazes para garantir uma educação realmente democrática, mencionando a necessidade de superar o descompasso entre as legislações existentes e a realidade encontrada nas salas de aula.
Além disso, Nilma Lino Gomes abordou a formação continuada de professores, destacando a importância de uma educação antirracista para combater as desigualdades e preconceitos presentes na sociedade. Ela enfatizou que a discussão sobre racismo não deve se restringir apenas às escolas, mas deve ser tratada como um tema de importância nacional, com impacto direto na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Em relação às estratégias pedagógicas para integrar práticas antirracistas no currículo escolar, a professora defendeu a necessidade de um olhar crítico sobre a sociedade, a representação de negras e negros na educação, e o fortalecimento de uma cultura que valorize a diversidade racial. Ela citou a importância do continente africano na história do Brasil e o papel de figuras negras na construção do país, defendendo uma reinterpretação dos conteúdos pedagógicos de forma a garantir que as crianças conheçam e valorizem essa herança cultural.
O seminário segue durante toda a quinta-feira, promovendo debates e trocas de experiências que visam fortalecer as políticas de inclusão e igualdade racial no sistema educacional brasileiro.