TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
nesta quinta-feira

Câmara de João Pessoa aprova prorrogação da isenção de ISS para empresas de ônibus

Medida vale até 31 de dezembro de 2025

Por Redação T5 Publicado em
Medida provisoria camara
Câmara de João Pessoa aprova prorrogação da isenção de ISS para empresas de ônibus (Foto: Daniel Lustosa/RTC)

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, nesta quinta-feira (13), a Medida Provisória nº 52, que prorroga até 31 de dezembro de 2025 a isenção parcial do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para as empresas de transporte público coletivo. A medida, proposta pelo Prefeito Cícero Lucena, visa aliviar as finanças das concessionárias de transporte municipal e mitigar os impactos econômicos ainda gerados pela pandemia da Covid-19.

O projeto foi aprovado com um único voto contra do vereador Marcos Henriques e uma abstenção do vereador Carlão. Segundo o prefeito Cícero Lucena, os efeitos econômicos da pandemia ainda estão presentes e por isso a prorrogação se faz necessária.

Durante a votação, o vereador Marcos Henriques se posicionou contra a prorrogação, alegando que a medida não representa uma contrapartida suficiente para a população, principalmente em relação à qualidade do serviço prestado. Ele destacou que, apesar da isenção, os passageiros continuam enfrentando dificuldades, como as altas tarifas e a falta de modernização na frota de ônibus.

Por outro lado, o vereador Odon Bezerra defendeu a medida e explicou que a prorrogação da isenção pode reduzir em R$ 0,26 o custo da passagem para os usuários, ajudando a manter a tarifa acessível enquanto se realiza a renovação da frota de ônibus. Segundo Bezerra, a cidade já possui a terceira frota mais nova do Nordeste, com mais de 100 ônibus novos, e a prorrogação permitirá mais investimentos para melhorar ainda mais o sistema de transporte.

O superintendente da SEMOB, Marcílio do HBE, também comentou sobre o tema. Ele enfatizou a importância da medida para a categoria de agentes de mobilidade urbana e destacou o compromisso da prefeitura em valorizar os servidores. O vereador ainda falou sobre os esforços para aumentar o efetivo da SEMOB, com a preparação para a convocação da segunda fase do concurso público, visando à contratação de novos agentes.



Relacionadas