TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Socorro aéreo

Recém-nascida com malformação congênita é transferida de Patos para João Pessoa em UTI aérea

Aeronave garantiu transporte especializado para Hospital Infantil Arlinda Marques

Por Redação T5 Publicado em
UTI Aerea Patos
Transferência foi acompanhada po equipe médica especializada (Foto: Divulgação)

Uma UTI aérea do Governo da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (12), a transferência da recém-nascida Maria Alice, de apenas um dia de vida, da Maternidade Peregrino Filho, em Patos, para o Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa. A bebê nasceu com uma malformação congênita e precisou de remoção urgente para receber tratamento especializado.

A transferência foi acompanhada por uma equipe médica especializada, que garantiu todos os cuidados necessários durante o trajeto. O serviço faz parte da estrutura de transporte aeromédico do estado, operado pelo Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba (Grame), implantado em 2021. O Grame é um serviço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds) e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

As aeronaves do Grame são acionadas em casos de emergência que exigem remoção rápida para unidades de referência, como recém-nascidos com insuficiência respiratória grave ou cardiopatia, pacientes com infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e trauma cranioencefálico. A regulação é feita pelo Complexo Regulador Estadual, que avalia a necessidade e viabilidade do transporte aéreo.

A família da bebê foi acolhida na unidade de destino, e o estado de saúde de Maria Alice será monitorado pela equipe médica.



Relacionadas