TV Tambaú
Clube FM
º
Encontros literários

Escritora Maria Valéria Rezende realiza encontros sobre poesia e Educação Popular na Paraíba e no Ceará

Escritora participa de diálogos e oficinas entre os dias 11 e 14 de março

Por Redação T5 Publicado em
Whats App Image 2025 03 10 at 17 54 48
Maria Valéria Rezende tem trajetória marcada pelo envolvimento com a Educação Popular e pela produção literária (Foto: Divulgação)

A escritora Maria Valéria Rezende inicia nesta terça-feira (11) uma série de encontros literários promovidos pelos espaços Banco do Nordeste Cultural, passando pelas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará, e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. A programação inclui debates sobre poesia, literatura e Educação Popular, além de uma vivência de haikai voltada para o público infantojuvenil.

A primeira atividade acontece em Crato, às 19h, na Sede do Carrapato Cultural, com o tema "Movimentos Populares no Campo nas Vivências de Maria Valéria Rezende". No dia seguinte, a escritora participa de uma conversa na Biblioteca Banco do Nordeste Cultural Cariri, em Juazeiro do Norte, onde abordará a trajetória de Patrícia Galvão, a Pagu. Na quinta-feira, a programação segue para Cajazeiras, na ÀCASA Cultural Tânia Pereira das Neves, com uma oficina de haikai. A última atividade será realizada na sexta-feira, na Escola Maria Estrela de Oliveira, em Sousa.

O objetivo da iniciativa é aproximar o público do interior nordestino de escritores premiados e incentivar o diálogo sobre literatura e participação social. Além de Maria Valéria Rezende, a programação conta com a presença da escritora Porcina Furtado, de Sousa.

Natural de Santos (SP) e radicada na Paraíba desde os anos 1970, Maria Valéria Rezende tem uma trajetória marcada pelo envolvimento com a Educação Popular e pela produção literária. Com formação em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestrado em Sociologia, atuou em diversas regiões do Brasil e no exterior. É autora de livros premiados, entre eles "Quarenta Dias", vencedor do Prêmio Jabuti de 2015, e integra o Movimento Mulherio das Letras e o Clube do Conto da Paraíba.

Os encontros são gratuitos e voltados para todas as idades. A programação busca ampliar o acesso à literatura e reforçar o papel da escrita na reflexão sobre a realidade social.



Relacionadas