TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
nesta manhã

Paraíba reforça combate à violência contra a mulher com novos programas e investimentos

Estado anuncia políticas estruturais para garantir mais segurança, dignidade menstrual e inclusão social

Por Redação T5 Publicado em
Imagem do Whats App de 2025 03 07 as 11 13 06 00d651a7
Paraíba reforça combate à violência contra a mulher com novos programas e investimentos (Foto: Daniel Lustosa/RTC)

O governador João Azevêdo anunciou, nesta sexta-feira (7), uma série de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento teve como foco o fortalecimento das políticas públicas de proteção, empoderamento e inclusão das mulheres no estado.

Dentre as principais medidas anunciadas estão a expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha para Patos e região, o lançamento do Edital Prefeitura Parceira das Mulheres 2025, voltado especialmente para mulheres com deficiência, e a implantação do Comitê Gestor do Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios. Além disso, foram divulgadas as cidades que serão contempladas com novos Centros de Referência da Mulher.

Durante o evento, o governador destacou a importância da continuidade dessas políticas. “Mais um mês de março em que celebramos conquistas. A cada ano, conseguimos avançar mais nessa política, que é extremamente importante para o estado e recebe apoio total da nossa gestão. Anunciamos mais três delegacias da mulher com a convocação da terceira turma da Polícia Civil do concurso que realizamos, totalizando 10 unidades. Também lançamos um edital voltado para pesquisa, incentivando mulheres a apresentarem projetos junto à Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq)”, declarou Azevêdo.

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, reforçou que as medidas anunciadas representam políticas de Estado, e não apenas de governo. “O governo inclui as mulheres no orçamento e traz respostas concretas. Hoje temos 29 Centros de Referência espalhados pelo estado, garantindo uma cobertura eficaz para que as mulheres possam buscar ajuda e atendimento. A Patrulha Maria da Penha, por exemplo, será ampliada para mais de 150 cidades”, afirmou.

Outro destaque foi o programa de dignidade menstrual, que foi implementado na Paraíba antes mesmo da iniciativa federal, em parceria com as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Humano. “Essa ação já beneficia mais de 700 mil mulheres. Além disso, a segurança pública e a educação são grandes aliadas nesse processo de construção de uma sociedade mais justa para as mulheres”, completou a secretária.

Apesar de uma leve redução nos casos de feminicídio no estado no último ano, Lídia Moura ressaltou que ainda há muito a ser feito. “Enquanto houver uma mulher morta, estamos derrotados. O governo tem feito sua parte, interiorizando essas ações para que as mulheres não precisem sair de seus municípios para buscar ajuda. A rede de proteção da Paraíba é uma das mais sólidas do país, e nosso desafio é garantir que mais mulheres tenham acesso a ela”, concluiu.



Relacionadas

Mais Lidas