Bloco Portadores da Folia anima prévias carnavalescas de João Pessoa
Concentração na Avenida Almirante Tamandaré, em Tambaú
A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) movimenta a programação do Projeto Folia de Rua com o Bloco Portadores da Folia. O desfile será realizado nesta terça-feira (25), com concentração a partir das 14h na Avenida Almirante Tamandaré, na Praia de Tambaú, em João Pessoa. A saída está programada para as 15h, com destino ao Largo da Gameleira. O bloco será puxado pela Banda Tentáculos e o palhaço Pipi.
Com o objetivo de integrar e socializar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como seus familiares e a comunidade em geral, o evento garante acesso à prévia carnavalesca da cidade com foco em acessibilidade e inclusão. O tema deste ano, ‘Com alegria e inclusão, todo mundo é carnaval’, promete animar os participantes com frevo, diversão e muita energia.
Entidades voltadas para pessoas com deficiência aguardam com expectativa o desfile, que tem o potencial de reunir uma grande multidão. Para Simone Jordão, presidente da Funad, o bloco proporciona um espaço afetivo para pessoas com deficiência, permitindo o exercício pleno de cidadania e promovendo a inclusão no contexto social e festivo. Ela destaca que o evento se tornou uma tradição no carnaval da capital, unindo famílias, entidades e sociedade para celebrar a igualdade, acessibilidade e a alegria de brincar o carnaval.
A organização do evento envolve diversas etapas, como planejamento, divulgação, escolha de atrações musicais, produção de figurinos e a mobilização das forças de segurança, incluindo a Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Semob-JP e Samu, para garantir a segurança de todos os participantes. Servidores da Funad também acompanham o desfile e auxiliam ao longo de todo o percurso.
O Bloco Portadores da Folia é reconhecido como um dos mais animados e organizados do Projeto Folia de Rua, sendo aguardado com grande expectativa a cada ano. Ao longo de sua trajetória, tem atraído não apenas pessoas com deficiência e suas famílias, mas também simpatizantes e turistas, que se encantam com a energia e a mensagem de inclusão do evento.



