Defensora pública-geral da Paraíba toma posse para biênio 2025/2027 nesta sexta-feira (21)
A cerimônia, que está marcada para as 17h, contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil
A solenidade de posse da defensora pública Maria Madalena Abrantes Silva no cargo de defensora pública-geral da Paraíba para o biênio 2025/2027 acontece nesta sexta-feira (21), no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa. A cerimônia, que está marcada para as 17h, contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil.
Pela primeira vez na história da Defensoria Pública da Paraíba, a eleição para o cargo máximo da instituição ocorreu com candidatura única. Maria Madalena foi eleita pela categoria no último dia 24 de janeiro. O processo eleitoral inovou ao ampliar a interiorização das sessões eleitorais, permitindo maior participação dos defensores e defensoras do estado.
Embora tenha sido candidata única, sua nomeação pelo governador João Azevêdo foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 5 de fevereiro de 2025. A legislação da Defensoria Pública estabelece que a escolha do defensor(a) público(a)-geral cabe ao governador, a partir de uma lista tríplice eleita pelos membros da instituição.
Maria Madalena Abrantes possui uma trajetória marcante na Defensoria Pública. Ela já exerceu o cargo de defensora pública-geral nos biênios 2017/2018 e 2023/2024, além de ter ocupado a função de subdefensora-geral entre 2019 e 2022. Seu histórico inclui ainda a presidência da Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP) e a participação na Diretoria da Região Nordeste da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).
Para garantir a continuidade das atividades da Defensoria Pública sem prejuízos ou interrupções, uma posse administrativa foi realizada no último dia 7 de fevereiro, durante a 117ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior da Defensoria. Essa cerimônia foi restrita a membros, servidores e estagiários da instituição.



