Paraíba amplia distribuição de testes rápidos para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina
Percentual de cães testados nos últimos anos não atingiu o mínimo preconizado de 5%

A Comissão Intergestores Bipartite da Paraíba (CIB-PB) aprovou a ampliação da distribuição mensal de testes rápidos para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) para os 223 municípios do estado. A decisão foi tomada durante a 1ª Reunião Ordinária da CIB-PB. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18).
A ampliação da distribuição dos testes tem como objetivo fortalecer o controle da LVC e garantir um diagnóstico precoce da doença, uma das principais estratégias no combate à sua disseminação. Dados apontam que o percentual de cães testados nos últimos anos não atingiu o mínimo preconizado de 5% da população canina estimada, o que motivou a adoção da nova medida.
A decisão considera a necessidade de informatização dos dados de testagem por meio do Sistema SISGEVS, ferramenta implementada pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde para aprimorar o monitoramento da doença. Para viabilizar o uso da plataforma, em 2024 foram realizados treinamentos para os municípios, conforme respectivas Gerências Regionais de Saúde.