TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
personal trainers

Procon suspende venda de planos em rede de academias em João Pessoa por prática ilegal

A decisão foi tomada após denúncias de personal trainers, que relataram a exigência da compra de uma camisa no valor de até R$ 400 para poderem atuar nesses estabelecimentos

Por Carlos Rocha Publicado em
Procon cautelar plano academia 04
Procon suspende venda de planos em rede de academias em João Pessoa por prática ilegal (Foto: Procon-JP)

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) determinou, nesta quinta-feira (13), a suspensão da oferta e venda de planos em uma rede de academias de ginástica na capital. A medida, válida por 30 dias ou até que a irregularidade seja corrigida, atinge as quatro unidades da rede nos bairros Geisel, Manaíra, Tambaú e Avenida Epitácio Pessoa.

A decisão foi tomada após denúncias de personal trainers, que relataram a exigência da compra de uma camisa no valor de até R$ 400 para poderem atuar nesses estabelecimentos. O Procon-JP classificou a prática como venda casada, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Segundo o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, os profissionais estavam sendo impedidos de entrar na academia sem a camisa exigida, mesmo já pagando uma taxa de acesso e permanência. “A partir do momento que os treinadores são forçados a comprar um produto para poder trabalhar, eles passam a ser consumidores, e essa exigência configura uma prática abusiva”, explicou.

Até 2024, os personal trainers tinham entrada gratuita para acompanhar seus alunos, conforme leis estadual e municipal. No entanto, após a Justiça considerar essas leis inconstitucionais, os profissionais passaram a pagar para entrar nas academias. O Procon-JP destacou que a rede de academias aproveitou a decisão judicial para impor ainda mais custos aos treinadores.

A rede de academias poderá apresentar defesa dentro do prazo estabelecido. Caso a irregularidade não seja corrigida, a empresa poderá sofrer multas e até suspensão das atividades.

Canais de atendimento do Procon-JP

📍 Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá
📞 Procon-JP na sua mão: (83) 9 8665-0179
🚌 WhatsApp Transporte Público: (83) 9 8873-9976
📲 Instagram: @procon_jp
🌐 Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br
📌 Totens de autoatendimento: Shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall.



Relacionadas

Mais Lidas