Votação final do Oscar 2025 começa com grandes expectativas para o Brasil
Filme Ainda Estou Aqui também foi indicado a três categorias do Oscar 2025
A votação final do Oscar 2025 teve início nesta terça-feira (11) e promete ser uma das mais imprevisíveis da década. A principal pergunta que paira no ar é: qual filme conquistará o cobiçado prêmio de Melhor Filme? A disputa deste ano se destaca pela diversidade de favoritos, e a tensão aumenta à medida que as votações se aproximam de sua conclusão, marcada para o dia 18 de fevereiro.
Entre as diversas categorias ainda em aberto, a de Melhor Atriz chama a atenção, com Demi Moore e Fernanda Torres disputando a estatueta. Outra novidade é a primeira indicação de um filme brasileiro na disputada categoria de Melhor Filme: "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. O longa também foi indicado na categoria Melhor Filme Internacional, levando o Brasil de volta ao palco principal do prêmio.
Em 2025, o país recebeu três indicações ao Oscar. Além de "Ainda Estou Aqui", que concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, Fernanda Torres foi indicada como Melhor Atriz por sua interpretação de Eunice Paiva, uma advogada e ativista dos direitos humanos. Essa nomeação marca a quebra de um jejum de quase 26 anos desde a última vez que o Brasil foi representado nas principais categorias do prêmio. Em 1999, "Central do Brasil", também dirigido por Salles, figurou na categoria Melhor Filme Estrangeiro (atualmente chamada de Melhor Filme Internacional), enquanto Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou o prêmio de Melhor Atriz.
A cerimônia do Oscar 2025 será realizada no Dolby Theatre, em Hollywood, no dia 2 de março, e todos os olhos estarão voltados para as surpresas que podem acontecer na noite mais esperada do cinema mundial.



