TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
inmet

Alerta vermelho: Litoral paraibano teve alta incidência de raios

Somente em João Pessoa, foram contabilizadas 33 descargas elétricas no período

Por Carlos Rocha Publicado em
Alerta vermelho de chuvas intensas
Litoral paraibano teve alta incidência de raios e está sob alerta vermelho de chuvas: "Perigo"

A Paraíba registrou um total de 310 raios entre a última segunda-feira (3) e terça-feira (4), segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Somente em João Pessoa, foram contabilizadas 33 descargas elétricas no período.

O aumento na incidência de raios já vinha sendo observado desde o início do ano. Apenas em janeiro de 2025, o estado registrou mais de 85 mil raios, um crescimento de 37% em relação a janeiro de 2024. Apesar disso, o litoral paraibano historicamente apresenta uma baixa incidência de descargas elétricas se comparado a outras regiões do país. No último biênio monitorado, a região registrou menos de 1.800 raios.

Tendência de mais raios e temporais

Especialistas alertam que a tendência é de mais instabilidade atmosférica nos próximos dias, devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse fenômeno meteorológico favorece a formação de nuvens carregadas, aumentando as chances de chuvas intensas e raios.

Os dados de 2025 seguem uma escalada observada no ano anterior. Em 2024, a Paraíba registrou o maior número de descargas atmosféricas dos últimos cinco anos, totalizando mais de 460 mil raios, segundo o Grupo Storm, em parceria com a Energisa Paraíba.

Alerta de chuvas intensas e riscos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para 31 municípios da Paraíba devido às chuvas intensas previstas para as próximas horas. O aviso, válido das 15h41 desta terça-feira (5) até as 8h desta quarta-feira (6), indica risco elevado de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, descargas elétricas e danos estruturais. O restante do estado segue sob alerta laranja, de perigo potencial.

Cuidados e recomendações

Diante do risco de fortes chuvas e descargas elétricas, o Inmet recomenda:
🔹 Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de risco de alagamento;
🔹 Evitar permanecer ao ar livre durante tempestades;
🔹 Guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
🔹 Procurar abrigo em locais seguros.

Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Municípios sob alerta vermelho

Os municípios em maior risco de chuvas intensas e descargas elétricas são:

📍 Alhandra, Araçagi, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.

A recomendação é que os moradores dessas cidades redobrem os cuidados e acompanhem as atualizações meteorológicas.



Relacionadas

Mais Lidas