TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Novidade

T5 estreia Charge da Semana com William Medeiros

Cartunista e Designer Gráfico acumula mais de 800 capas de revista e diversas premiações em salões de humor

Por Gilmara Dias Publicado em
William
Charges terão espaço especial no T5 (Foto: Divulgação)

Comunicar através da imagem. As charges apresentam desenhos, que podem ou não estar acompanhados de texto e têm caráter humorístico e temas da atualidade. A partir de agora, o Portal T5 começa a trazer, toda sexta-feira, uma charge do tema que foi destaque durante a semana.

Clique e confira a Charge da Semana

As artes serão assinadas por William Medeiros, nome consolidado no cenário do humor e design gráfico brasileiro. Com uma trajetória que se iniciou ainda na adolescência, o artista acumula mais de 800 capas ilustradas para a revista Brasília em Dia e uma série de premiações, destacando-se em importantes salões de humor de todo o país.

Segundo William, o principal desafio para o chargista na hora de escolher um tema é a relevância. "É importante escolher o assunto mais 'quente' do momento, ou aquele que pode estar nas manchetes dos jornais e que merece ser alvo de comentário crítico relevante, desde que baseado em informações checadas, para não cometer injustiças e ser alvo de processo das partes envolvidas na charge", disse.

De acordo com o cartunista, o espaço digital, seja rede social ou portais, modificaram a produção e o consumo de charge. "Tudo mudou com o avanço das redes sociais. Porém, à medida que o espaço das charges nos jornais e portais foi sendo extinto, os chargistas começaram a ocupar seus próprios espaços e até alcançar mais visibilidade, inclusive internacionalmente. Desse modo até quem não tinha o hábito de acompanhar o noticiário acaba se deparando uma hora ou outra com alguma dessas charges que viralizam", destacou William.

A parceria com o T5 chegou em boa hora, de acordo com William que vinha se dedicando ao design gráfico e ilustrações para o mercado publicitário. "Esse espaço reacende minha paixão pelo humor gráfico e me leva de volta à minha origem, relembrando os bons tempos da imprensa livre e do espaço que tínhamos para expressar nossa opinião livre em forma de humor sobre os mais diversos assuntos que afetam a sociedade como um todo. Sempre pautado, é claro, pela verdade dos fatos, não em mera opinião pessoal, até porque sou, como sempre fui, apartidário, lendo e ouvindo muita coisa de todos os lados antes de emitir minha opinião. Afinal, são mais de 40 anos acompanhando e testemunhando tudo de bom e de ruim que acontece pelo mundo e aqui do nosso lado", afirmou.

Trajetória

William Medeiros começou a carreira aos 15 anos, publicando caricaturas no jornal Diário da Borborema, em Campina Grande. Graduado em Desenho Industrial pela UFPB (atualmente UFCG), ele logo se destacou como cartunista e passou a integrar grandes redações e agências de comunicação. Em 1996, tornou-se diretor de arte na Eureka Comunicação, de Campina Grande, e, anos depois, atuou como diretor de criação na Rede Paraíba de Comunicação, onde permaneceu até 2016.

Ao longo da carreira, Medeiros foi premiado em salões de humor de renome, como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Salão de Humor de Fortaleza. Além disso, ele participou de diversas exposições de cartuns e caricaturas em várias cidades brasileiras, consolidando sua obra como uma das mais relevantes da sua geração.

Em 2013, William lançou o livro Traços de Trinta, que resume sua carreira como cartunista, e em 2014, foi um dos homenageados do 40º Salão de Humor de Piracicaba, um marco importante em sua trajetória.

Além de seu trabalho como ilustrador, William Medeiros tem uma forte presença no mercado editorial e publicitário de diversos estados do Brasil. Ao longo dos anos, participou de diversas coletâneas e foi responsável por ilustrar capas de livros e publicações renomadas. Em 2006, foi destaque ao ilustrar para a editora Sextante todas as capas da edição brasileira de O Mochileiro das Galáxias, com projeto gráfico de Marcelo Martinez.

Hoje, William Medeiros continua a atuar como ilustrador e designer gráfico, mantendo sua influência no humor brasileiro e seguindo com sua trajetória de sucesso no mercado editorial e publicitário. Sua obra e contribuição para o humor nacional seguem sendo uma inspiração para novas gerações de cartunistas e artistas gráficos.



Relacionadas

Mais Lidas