OAB e CAADF lamentam morte de Marcello Lavenère Machado, ex-presidente do Conselho Federal da OAB
Marcello Lavenère Machado é lembrado pela atuação em defesa da democracia e da justiça social
As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) manifestaram pesar pelo falecimento de Marcello Lavenère Machado, ex-presidente do Conselho Federal da OAB e destacado nome da advocacia nacional.
Lavenère era membro vitalício do Conselho Federal da OAB e também se dedicava à consultoria jurídica em Brasília. Além disso, contribuiu significativamente para o ensino de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público.
Lavenère ficou nacionalmente conhecido pela atuação como presidente do Conselho Federal da OAB, período em que assinou o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, reforçando seu compromisso com a defesa da democracia. Seu legado se estende à a gestão na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde trabalhou pelo reconhecimento das vítimas da ditadura militar e pela reparação aos perseguidos políticos.



