TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
preservação

Defeso do caranguejo-uçá começa na Paraíba; confira as datas e orientações

O defeso, também conhecido como "andada", ocorre quando os caranguejos saem de suas tocas em busca de parceiros para reprodução

Por Carlos Rocha Publicado em
Caranguejo uca pb jp
Defeso do caranguejo-uçá começa na Paraíba; confira as datas e orientações (Foto: Divulgação/Governo Federal)

O caranguejo-uçá (Ucides cordatus), símbolo da culinária nordestina e essencial para o equilíbrio dos manguezais, entrou em seu período de defeso na Paraíba. A informação foi reforçada nesta sexta-feira (10) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema). Em 2025, a pesca, transporte, beneficiamento e comercialização deste crustáceo estão proibidos nas seguintes datas:

  • 13 a 18 de janeiro
  • 29 de janeiro a 3 de fevereiro
  • 27 de fevereiro a 4 de março
  • 29 de março a 3 de abril

O defeso, também conhecido como "andada", ocorre quando os caranguejos saem de suas tocas em busca de parceiros para reprodução. Essa pausa nas atividades humanas é regulamentada pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 22, de 30 de dezembro de 2024, e é fundamental para garantir a continuidade da espécie e a preservação dos ecossistemas de manguezais.

Empreendimentos que possuem estoques de caranguejo-uçá precisam declarar os animais – vivos, congelados, inteiros ou em partes isoladas – à Superintendência de Agricultura, Pecuária e Abastecimento até um dia antes do início de cada período de defeso.

O descumprimento das normas pode ser enquadrado como crime ambiental, sujeito a sanções legais. Para denunciar irregularidades, estão disponíveis os seguintes canais:

Segundo os órgãos ambientais paraibanos, proteger o caranguejo-uçá é uma ação que beneficia tanto a cultura nordestina quanto o meio ambiente. A colaboração da sociedade é essencial para garantir o futuro da espécie e dos manguezais.



Relacionadas