TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Homenagem

Mãe Rita Preta de Oxalá é a primeira sacerdotisa afro-brasileira a receber título da UFPB

cerimônia vai acontecer nesta sexta-feira (20), às 17h, no Templo de Umbanda Caboclo José de Andrade, em Santa Rita

Por Redação T5 Publicado em
Mae rita preta de oxala
O evento é gratuito e aberto ao público (Foto: Acervo da Exposição Fotográfica “Mãe Rita Preta e o Legado do Axé”)

A sacerdotisa Mãe Rita Preta de Oxalá será a primeira mulher preta e liderança de religiões afro-brasileiras a receber o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A cerimônia vai acontecer nesta sexta-feira (20), às 17h, no Templo de Umbanda Caboclo José de Andrade, em Santa Rita. O evento é gratuito e aberto ao público.

A homenagem reconhece o trabalho centenário de Mãe Rita, que se destaca pela atuação em práticas de cura, diálogo com a comunidade e defesa das tradições afro-brasileiras. “Ela é uma referência de espiritualidade na Umbanda”, destacou o professor Lusival Barcellos, um dos responsáveis pela proposta, ao lado dos professores Carlos André Cavalcanti e Valdir Lima.

Para os propositores, o título simboliza uma reparação histórica e reforça o respeito às religiões afro-brasileiras. “Este é um reconhecimento que chega tarde, mas é necessário, coroando a trajetória de uma mulher centenária e de grande impacto social”, afirmou o professor Valdir Lima.

A solenidade representa um marco para a universidade e para a valorização das tradições culturais e religiosas afro-brasileiras, promovendo o diálogo e o respeito entre diferentes crenças.



Relacionadas

Mais Lidas