MPPB investiga influenciador paraibano Hytalo Santos por suspeita de exploração infantil
Influenciador é investigado por expor menores em conteúdos inadequados nas redes sociais
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu investigação contra o influenciador digital paraibano Hytalo Santos. A suspeita é de exploração da imagem de menores de idade. A apuração foi divulgada pelo portal UOL nesta terça-feira (17) e envolve denúncias feitas pelo Conselho Tutelar de Bayeux, além de um processo anônimo em João Pessoa.
A promotora de Justiça, Ana Maria França, que atua na área da defesa dos direitos da criança e do adolescente no município de Bayeux, confirmou que há um procedimento na Promotoria de Justiça que apura denúncias contra o influenciador digital, Hytalo Santos. Após tomar conhecimento da denúncia, foi instaurado o procedimento para apurar o conteúdo das postagens e vídeos divulgados pelo influenciador, as idades das pessoas que aparecem nesses vídeos e o vínculo delas com ele.
De acordo com as acusações, os vídeos de Hytalo publicados em plataformas como Instagram e YouTube mostram crianças e adolescentes em situações potencialmente inadequadas, como o uso de roupas curtas, danças com conotação sexual e participações em diálogos de teor íntimo. No Instagram, Hytalo soma 17 milhões de seguidores, enquanto no YouTube o número é de 7 milhões.
Os menores que participam dos conteúdos são chamados pelo influenciador de "filhos", mas não possuem vínculo formal de adoção. Apesar disso, alguns deles passam períodos convivendo com o influenciador, conhecido por seu grupo chamado "Turma do Hytalo".
Por meio do advogado, o influenciador negou as acusações e afirmou que os conteúdos seguem as regras das plataformas digitais e um procedimento rigoroso para evitar infrações legais. A defesa também classificou as denúncias como ataques de internautas que buscam autopromoção. “Todo conteúdo que é produzido pela equipe de Hytalo Santos observa estritamente as regras e diretrizes das próprias plataformas em que são divulgados e ainda um compliance rigoroso para evitar qualquer infração legal”, afirmou a assessoria jurídica.
As investigações tramitam sob sigilo, e o MPPB ainda não apresentou conclusões definitivas.
Leia nota na íntegra:
“Hytalo não é denunciado pelo MPPB. Ocorre de internautas realizarem falsas acusações, por vezes produzindo ataques a sua honra, a fim de se promoverem com isso. E se dessas acarreta algum procedimento, esse tramita em sigilo, mas conta sempre com a postura da assessoria jurídica de Hytalo para reestabelecer a verdade e arquivá-los. Todo conteúdo que é produzido pela equipe de Hytalo Santos observa estritamente as regras e diretrizes das próprias plataformas em que são divulgados e ainda a um compliance rigoroso para evitar qualquer infração legal.”



