TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Pela UNESCO

Paraíba mobiliza Nordeste para tornar o Forró em Patrimônio Imaterial da Humanidade

Informação foi anunciada pelo secretario de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, no programa Tambaú Debate

Por Redação T5 Publicado em
Forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional do Brasil
Informação foi anunciada pelo secretario de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Santos, no programa Tambaú Debate (Foto: Reprodução/Secom-JP)

A Paraíba deu um passo significativo para a valorização do Forró, um dos gêneros musicais mais autênticos do Brasil. Isso porque a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba está mobilizando todos os estados nordestinos para encaminhar a candidatura do Forró para ser reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) . A informação é do secretário Pedro Santos, entrevistado deste sábado (22) do programa Tambaú Debate, da TV Tambaú/SBT.

Ao Portal T5, o secretário de Cultura da Paraíba explicou que o processo de candidatura envolve uma série de etapas burocráticas e institucionais. Segundo ele, após a celebração das festas juninas será protocolado um documento junto ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assinado pelos nove secretários de Cultura do Nordeste e pelo Fórum Nacional do Forró de Raiz, formalizando o pedido.

"É possível que essa candidatura seja apresentada a partir de abril de 2025. Então, a gente teria todo esse período agora para fomentar debates, discussões, realizar entrevistas para divulgar esse trabalho", disse Pedro Santos.

O programa Tambaú Debate, com Josival Pereira, vai ao ar às 8h deste sábado (20).



Relacionadas