Operação "Praia Limpa" autuou nove estabelecimentos por lançar esgotos na orla de JP
Na manhã desta terça-feira (14), a força-tarefa autuou dois quiosques no Cabo Branco
Em apenas três dias, a Operação "Praia Limpa" já autuou nove estabelecimentos que estão despejando esgotos nas galerias pluviais ou diretamente na areia das praias de João Pessoa, poluindo o meio ambiente. As autuações e embargos mais recentes ocorreram, na manhã desta terça-feira (14), quando dois quiosques no Cabo Branco foram flagrados lançando esgoto de forma irregular.
De acordo com a coordenadora de Medições Ambientais da Sudema, Samara Galvão, "Esse é um trabalho de formiguinha, abrindo galeria a galeria nas áreas que identificamos fortes indícios de lançamento de esgoto nas galerias pluviais. A gente já veio hoje pela manhã do Cabo Branco, onde autuamos e embargamos dois quiosques"
A partir das 14h desta terça-feira (14), a equipe retorna à Praia do Seixas para utilizar um robô com câmera acoplada para identificar com exatidão o estabelecimento que está lançando esgoto de forma irregular.
A Operação "Praia Limpa" contou com equipes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
A Sudema destacou que foram descobertas ligações clandestinas de esgoto que estão sendo lançadas nas galerias pluviais, que têm a função exclusiva de receber as águas das chuvas. Com a irregularidade, essas galerias, que lançam as águas das chuvas no mar, estão recebendo água contaminada de esgotos, o que constitui uma grave violação ambiental.