TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Proteja-se!

População acima de 6 meses de idade poderá se vacinar contra a gripe em João Pessoa

Na capital somente 13,88% das pessoas que integram o grupo prioritário tomou a dose do imunizante

Por Redação Publicado em
Vacina influenza gripe
Todas as pessoas acima de 6 meses poderão se vacinar (Foto: Divulgação/PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa ampliou a faixa etária de vacinação contra a gripe. A partir desta quinta-feira (02), toda a população acima de seis meses de idade poderá se imunizar contra a doença.

A decisão de ampliar o público da vacinação veio do Ministério da Saúde (MS), devido ao baixo índice de imunização no Brasil, que vacinou apenas 26,78% do público-alvo contra a Influenza. Na Paraíba, esse número chegou a 32,89%, enquanto na Capital somente 13,88% das pessoas que integram o grupo prioritário tomou a dose do imunizante, sendo a meta de 90%.

Em João Pessoa, a prevenção é realizada em todas as salas de vacina da rede municipal e nos três pontos móveis. 

“Temos ainda como prioridade as pessoas que integram os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe que são as gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais. Portanto seguiremos fazendo busca ativa, convocando e alertando para que essas pessoas se vacinem. Lembrando que uma gripe pode evoluir para pneumonia, meningite, bronquiolite, sinusite e outras doenças respiratórias”, informou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início no dia 18 de março e segue até o dia 31 de maio. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito. A vacina promove a proteção contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).  

A Covid-19 e a Influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a influenza para atualização da situação vacinal para covid-19 nos grupos elegíveis.  



Relacionadas