TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Vacinação em João Pessoa acontece em quatro pontos neste sábado (20); veja onde

Além das ações de vacinação, a Prefeitura de João Pessoa realiza outras atividades de orientação para prevenção do mosquito Aedes aegypti

Por Redação Publicado em
Vacina dengue joao pessoa
As ações de vacinação ocorrem até às 16h (Foto: Divulgação/PMJP)

As ações de vacinação em João Pessoa acontecem em quatro pontos neste sábado (20). As pessoas poderão ser imunizadas contra a dengue e Influenza nos Shopping Sul e Tambiá, até às 16h, e no Home Center Ferreira Costa.

Outro ponto de vacinação foi instalado no Parque Arruda Câmara – a Bica - onde será possível fazer a atualização da caderneta de vacinação com todas as doses de campanha e de rotina, no período das 8h às 16h.  

Neste sábado, além das ações de vacinação, a Prefeitura de João Pessoa realiza outras atividades de orientação para prevenção do mosquito Aedes aegypti, conduzidas pelas equipes da Vigilância em Saúde e com equipes de Assistência de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.  

Dengue – Nos pontos extras está disponível também a vacina que protege contra a dengue, recomendada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com o esquema composto por duas doses e intervalo de três meses entre as doses.   

Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença. O Ministério da Saúde garantiu que será disponibilizada a segunda dose para as pessoas que forem vacinadas dentro da ampliação temporária.    

Influenza – Como a influenza é um patógeno de elevada transmissibilidade, a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e combate, uma vez que promove a imunidade durante o seu período de maior circulação, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.  

A vacina é destinada às pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São elas: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.    

Documentação – Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.    

Onde se vacinar neste sábado (20):

Home Center Ferreira Costa 

Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza 

Horário: 8h às 16h   

Shopping Tambiá 

Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza 

Horário: 9h às 16h  

Shopping Sul 

Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza 

Horário: 10h às 16h  

Parque Arruda Câmara – a Bica 

Vacinas contra Dengue e Influenza e atualização da caderneta 

Horário: 8h às 16h  

Centro de Imunização (aberto aos sábados e domingos) 

Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência.  

Pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes, com perfuro cortantes e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos. Horário: 8h às 12h.  



Relacionadas