TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Veja imagens

Sítio na Paraíba tem conjunto inédito de pegadas de dinossauro e arte rupestre

Análises sugerem que as gravuras podem ter entre 2.600 e 9.400 anos de idade

Por Redação Publicado em
Arte rupestre pb
Sítio na Paraíba reúne pegadas de dinossauro e gravuras (Foto: Divulgação)

Pesquisadores brasileiros identificaram um sítio no Sertão da Paraíba a presença simultânea e inédita de pegadas de dinossauros e arte rupestre. A descoberta sugere uma interação precoce entre os povos originários da região e os vestígios da existência de dinossauros. O conjunto inédito foi encontrado no sítio Serrote do Letreiro, na cidade de Sousa.

De acordo com o estudo, publicado na revista científica Scientific Reports e divulgado pela Folha de São Paulo, análises sugerem que as gravuras podem ter entre 2.600 e 9.400 anos de idade.

Pegada e arte na pb
Sítio na Paraíba reúne pegadas de dinossauro e gravuras (Foto: Divulgação)

O trabalho foi liderado pelo arqueólogo Leonardo Troiano, que é vinculado ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas que participou do projeto de forma independente. "É realmente algo único no mundo. Nós fizemos muita pesquisa para poder fazer essa afirmação. Encontramos vários sítios onde há coincidências, onde numa parede há arte rupestre e, mais para a frente, descendo uma colina, temos pegadas de dinossauro. Mas nunca houve registros dessas ocorrências lado a lado", disse o pesquisador à Folha.

"Eles [povos originários] podiam não saber que eram especificamente dinossauros, mas eles olhavam para os vestígios e entendiam isso como parte da sua cultura", completou o arqueólogo.


Relacionadas