TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
repelente natural

Saiba quais plantas ter em casa para afastar o mosquito da dengue

Algumas plantas fazem o papel de repelente natural e auxiliam no combate ao mosquito Aedes Aegypt

Por Redação Publicado em
Vacinas da dengue chegam ao Brasil
Plantas com função de repelente natural não substituem o repelente tradicional (Foto: Divulgação/Fiocruz)

O aumento dos casos de dengue em todo o Brasil tem preocupado as autoridades de saúde e a população em geral. A principal recomendação para combater a doença é evitar o acúmulo de água parada em pneus, latas e garrafas vazias. Outro aliado contra o mosquito Aedes Aegypt é o repelente, item que está sendo bastante procurado nas farmácias e mercados de todo o país.

Algumas plantas fazem o papel de repelente natural e auxiliam no combate ao mosquito. De acordo com engenheiro agrônomo Jonas Amorim, as plantas repelentes dificultam que o mosquito identifique o ser humano, devido ao cheiro forte exalado pelos óleos essenciais.

Ter em casa plantas como alecrim, arruda, citronela, sálvia e lavanda ajuda a deixar o ambiente livre do mosquito da dengue. Entretanto, essas plantas não podem ser usadas dermatologicamente, ou seja, aplicadas na pele.

Mas, as plantas com função de repelente natural não substituem o repelente tradicional, funcionando como mais uma aliada no combate ao Aedes Aegypt. É importante manter os cuidados contra a doença, evitando água parada, realizando a limpeza periódica da caixa d'água e o usando repelentes certificados pela Anvisa.


Relacionadas