TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
aeronave não tripulada

Paraíba busca novas tecnologias para ajudar no combate a endemias

A medida visa aliar os esforços dos órgãos governamentais para adotar novas tecnologias na luta contra doenças transmitidas por vetores

Por Carlos Rocha Publicado em
Agente de saude endemias Foto Fernando Frazao Agencia Brasil
Paraíba busca novas tecnologias para ajudar no combate a endemias (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

O Secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, assinou uma resolução instituindo o Grupo de trabalho - GT interinstitucional com o propósito de empregar o Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS), especificamente o Subgrupo RPA, classe III, no enfrentamento às endemias causadas por arboviroses.

Segundo o documento, a medida visa aliar os esforços dos órgãos governamentais para adotar novas tecnologias na luta contra doenças transmitidas por vetores. O GT, composto por representantes de diferentes entidades, terá a responsabilidade de coordenar a aplicação dessas tecnologias, incluindo o uso de drones para mapeamento e monitoramento de áreas de risco.

O Grupo de Trabalho será integrado por diversos órgãos, tais como as Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militares), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS/PB). Além disso, cada membro do GT contará com um suplente para substituí-lo em casos de ausência ou impedimento.

Entre as competências do GT Arboviroses estão o planejamento, organização e controle das ações que envolvem o uso do Sistema de Aeronave Não Tripulada, bem como o desenvolvimento de estudos técnicos e protocolos de regulação para a aplicação dessas tecnologias no combate às endemias.

As reuniões do Grupo de Trabalho serão agendadas conforme a necessidade estabelecida pela sua direção, demonstrando o compromisso das autoridades em agir de forma ágil e eficiente no enfrentamento das endemias na Paraíba.


Relacionadas