TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
aprovado

Câmara de João Pessoa aprova Projeto de Lei que proíbe fogos barulhentos

Agora, a medida aguarda a análise do prefeito Cícero Lucena (PP) para entrar em vigor

Por Carlos Rocha Publicado em
Homem perde dedos após soltar fogos durante jogo do Brasil, na Grande JP
Câmara de João Pessoa aprova Projeto de Lei que proíbe fogos barulhentos (Foto: Reprodução)

O Projeto de Lei que veta a utilização de fogos de artifício com barulho em João Pessoa foi aprovado pela Câmara Municipal em sessão ordinária desta terça-feira (5). Agora, a medida aguarda a análise do prefeito Cícero Lucena (PP) para entrar em vigor.

Com essa aprovação, o texto modifica uma norma já existente na capital paraibana. Anteriormente, esse tipo de recurso pirotécnico era proibido apenas em eventos organizados pela Prefeitura de João Pessoa, enquanto em eventos privados a utilização dos fogos de artifício ruidosos estava liberada.

Além disso, o projeto estabelece que, em caso de descumprimento das regras, multas podem ser aplicadas. Uma multa de R$ 2 mil foi estabelecida, podendo o valor ser dobrado em caso de reincidência em um período de 30 dias após a primeira infração. Adicionalmente, as empresas fabricantes responsáveis pela distribuição desses fogos de artifício podem ser alvo de multa no valor de R$ 5 mil, dobrável em 30 dias após a reincidência.

Algumas cidades da Paraíba já proíbem, por lei, a utilização de fogos de artifício barulhentos, como Conde, Campina Grande e Cabedelo.

O prefeito Cícero Lucena tem um prazo de 90 dias para análise do projeto de lei.


Relacionadas