TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

Paraíba realiza segundo Dia D de vacinação contra dengue neste sábado (2)

Ação está prevista no Plano Estadual de Contingência das Arboviroses, vigente no estado

Por Redação Publicado em
Vacina dengue 1024x768
Ação está prevista no Plano Estadual de Contingência das Arboviroses, vigente no estado (Foto: Reprodução/Secom-JP)

A Secretaria de Saúde da Paraíba realiza, neste sábado (2), o segundo Dia D de vacinação contra a Dengue em todo o estado. O objetivo é conscientizar e orientar a população sobre os riscos das arboviroses, além de realizar busca ativa de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, desde o final de 2023, o estado vem mantendo o diálogo com os municípios e realizando capacitações com as equipes para intensificar a prevenção de focos do mosquito e o manejo clínico dos pacientes. Ele destaca que tanto a Rede Estadual quanto a municipal estão abastecidas de medicamentos para combater os sintomas, já que não há um medicamento específico para o agravo, além de soro para a hidratação de pacientes mais graves.

Bezerra ressalta a disponibilização do sistema de Telessaúde para orientar os profissionais de saúde, especialmente os que estão na Atenção Primária ou UPA, e do Alô Saúde Dengue 0800 281 6591, para tirar dúvidas da população. Além disso, destaca a abertura da Sala de Situação das Arboviroses para monitorar e supervisionar a implementação das ações de mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue, distribuição das primeiras doses da vacina Qdenga e o Dia D de mobilização como algumas das ações já realizadas pela SES.


Relacionadas