TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
balanço

PB aplica quase 39 mil doses durante 'Dia D contra a dengue' e demais vacinas

Até às 18h, os cinco municípios que mais vacinaram foram: Campina Grande, João Pessoa, Sapé, Sousa e Princesa Isabel.

Por Redação Publicado em
Dia D dengue tarde
Em João Pessoa, somente na parte da manhã, foram aplicadas mais de duas mil doses de vacina. (Foto: Divulgação / PMJP)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) divulgou, na noite deste sábado (24), um balanço das vacinas aplicadas durante o Dia D de vacinação contra a dengue e de multivacinação em 221 municípios da Paraíba. Ao todo, foram aplicadas 38.806 doses de imunizantes.

Conforme a SES, até às 18h deste sábado, foram aplicadas 11.302 doses de vacina contra a Covid-19 e 22.509 de vacinas de rotina.

Da vacina contra dengue, foram aplicadas 4.995 doses. Os cinco municípios que mais vacinaram foram Campina Grande (3.513), João Pessoa (2.777), Sapé (2.269), Sousa (1.156) e Princesa Isabel (1.099).

Em João Pessoa, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somente na parte da manhã, foram aplicadas mais de duas mil doses de vacina – incluindo da dengue e demais imunizantes.

O objetivo do Dia D foi conscientizar e orientar a população sobre os riscos das arboviroses, fazer busca ativa de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e ofertar vacinas para atualização do cartão de vacinação. A Paraíba aplicou 38.806 doses de vacina nos postos de saúde.

Vacina contra a dengue – A vacina que protege contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. O imunizante tetravalente é produzido a partir do vírus vivo atenuado, desenvolvido de forma segura e eficaz para promover a proteção contra os quatro sorotipos virais da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).   

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema com a vacina atenuada. Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.   


Relacionadas