TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
alto do céu

CRM-PB interdita Unidade Básica de Saúde em João Pessoa

A decisão do CRM-PB foi tomada devido a irregularidades relacionadas a diversos equipamentos presentes na unidade de saúde

Por Carlos Rocha Publicado em
CRM-PB interdita Unidade Básica de Saúde em João Pessoa
CRM-PB interdita Unidade Básica de Saúde em João Pessoa (Foto: TV Tambaú)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Alto do Céu, em João Pessoa, está sob interdição ética pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) há cinco dias. A decisão do CRM-PB foi tomada devido a irregularidades relacionadas a diversos equipamentos presentes na unidade de saúde.

A interdição ética ocorreu após uma fiscalização realizada nesta sexta-feira (29) pelo CRM-PB, que reavaliou a unidade em questão após uma inspeção anterior em 11 de setembro deste ano que já indicava a possibilidade de interdição ética. Diante da persistência das irregularidades, a decisão de interditar a atividade médica foi tomada.

O Departamento de Fiscalização do CRM-PB apontou diversas irregularidades no relatório, incluindo a ausência de equipamentos básicos nos consultórios, como otoscópio, oftalmoscópio, sonar e negatoscópio, além da falta de lavatório para as mãos. Em alguns consultórios, os condicionadores de ar apresentam falhas, como não funcionamento, vazamentos, infiltrações e mofo nas paredes.

A UBS abriga quatro equipes de saúde da família, com oito médicos, incluindo dois preceptores. Atualmente, quatro consultórios médicos estão operacionais, enquanto os demais estão atendendo em salas improvisadas e com adaptações. A desinterdição ética está condicionada à resolução imediata das irregularidades apontadas pelo CRM-PB.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) informou nesta terça-feira (2) que está providenciando as medidas necessárias para a desinterdição. Durante esse período, os médicos estão sendo realocados para outras salas na UBS Alto do Céu que não foram alvo das irregularidades apontadas pelo Conselho.

Leia também:


Relacionadas