TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
hospital clementino fraga

Paraíba inicia distribuição de nova medicação para quem vive com HIV

Em João Pessoa, o tratamento é realizado pelo hospital Clementino Fraga

Por Carlos Rocha Publicado em
Remedio hic dose unca
(Foto: Secom-PB)

O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, referência estadual no tratamento de HIV/Aids, iniciou a distribuição de uma inovadora medicação para combate aos agravos da doença. Anteriormente, o tratamento do HIV demandava combinações específicas de diversos medicamentos para efetiva supressão do vírus e retardamento da progressão da infecção. Com o novo protocolo, os usuários agora têm a opção de adotar um tratamento com uma única dose diária. A transição entre as terapias ocorrerá de maneira gradual, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A nova terapia representa uma combinação pioneira de dois medicamentos eficazes para pacientes com HIV/Aids: os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg. Com essa medicação inovadora, os usuários atendidos no Clementino Fraga passam a contar com a conveniência de um tratamento simplificado, que consiste em apenas uma dose diária, o que pode contribuir significativamente para a adesão ao tratamento. A adesão é um dos maiores desafios enfrentados no combate ao HIV/Aids, e a redução no número de comprimidos pode representar uma melhoria nesse aspecto.

A infectologista Júlia Chaves destacou que o Ministério da Saúde determinou que, inicialmente, terão acesso à nova medicação pessoas com 50 anos ou mais, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias no último exame e que tenham iniciado a terapia dupla até 30 de novembro de 2023. A médica ressaltou as características positivas do medicamento, enfatizando sua potência elevada e baixa incidência de eventos adversos. Além disso, destacou a aplicabilidade da medicação em casos de problemas renais.


Relacionadas