TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tambaú debate

Secretária fala em 12 novas unidades educacionais em João Pessoa

A Secretária de Educação, América Castro, foi a convidada do programa Tambaú Debate

Por Carlos Rocha Publicado em
America castro tambau debate

O programa Tambaú Debate, desta quarta-feira (10), trouxe como convidada a Secretária de Educação de João Pessoa, América Castro. O debate abordou diversos temas, desde os preparativos para o ano letivo de 2024 até as últimas informações da política local.

Educação em Foco: Preparativos e Desafios para 2024

A Secretária começou abordando a programação de férias da prefeitura, destacando a Colônia de Férias que atende aproximadamente 17.000 alunos. O programa visa proporcionar ocupação e atividades recreativas durante o período de recesso, contribuindo para a tranquilidade dos pais.

Sobre as matrículas para o novo ano letivo, a Secretária enfatizou o planejamento para garantir vagas a todos, especialmente na Educação Infantil. Com a municipalização de escolas e a aquisição de novas unidades, a oferta de vagas será ampliada, proporcionando um atendimento mais eficiente.

Modernização e Tecnologia na Educação

América Castro ressaltou o investimento em tecnologia na rede municipal. A introdução de aplicativos de gestão pedagógica permite que pais e especialistas acompanhem o desempenho dos alunos, frequência escolar e conteúdos ministrados. Além disso, a modernização das escolas incluiu a climatização, salas Google, acessibilidade e sala make, garantindo um ambiente propício para a aprendizagem.

Ampliação da Infraestrutura Escolar

Ao falar sobre a infraestrutura, a Secretária destacou que 98 escolas e creches já passaram por reformas, proporcionando um ambiente mais adequado para o ensino. Além disso, 12 novas unidades estão sendo iniciadas com recursos federais, visando atender à demanda e eliminar filas por vagas nas escolas públicas de João Pessoa.

Desafios Pós-Pandemia e Ensino à Distância

A entrevista abordou os desafios enfrentados durante a pandemia, como a dificuldade de acesso à tecnologia por parte dos alunos. A Secretária ressaltou a importância de garantir equipamentos tecnológicos, como tablets para alunos e Chromebooks para professores, para possibilitar um possível retorno ao ensino à distância, se necessário.

Ao final da entrevista, América Castro reforçou o compromisso da gestão em promover uma educação de qualidade, destacando os avanços alcançados e a continuidade dos investimentos na rede municipal de ensino.


Relacionadas