TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Inspiração

Após viralizar, história de paraibana é destaque em livro sobre o cuidar

Vídeo da enfermeira Mayane de Oliveira viralizou nas redes sociais no início da vacinação contra a Covid-19

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Mayane de Oliveira e Julia Guedes têm histórias retratadas em livro
Mayane de Oliveira e Julia Guedes têm histórias retratadas em livro (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

Três anos após o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, especialistas afirmam que a situação epidemiológica da doença está sob controle. E muito dessa conquista se deve ao árduo trabalho dos profissionais de saúde espalhados pelo país. Entre eles, duas paraibanas: a enfermeira Mayane de Oliveira Brito Medeiros e a técnica de enfermagem Julia Guedes.

As histórias de heroísmo delas, e de outros tantos profissionais, durante o período de vacinação foram contadas no livro Retratos do Cuidar – Histórias da Enfermagem no Brasil.

Uma das histórias retratadas no livro remete a março de 2021, quando viralizou nas redes sociais um vídeo que mostrava a luta de uma enfermeira ao atravessar a pé o Rio Espinharas, no interior da Paraíba. O esforço era para vacinar contra a Covid-19 uma paciente idosa. A personagem principal desta história era Mayane Medeiros, 34 anos.

Ao Portal T5, Mayane contou que todo o trabalho ganhou ainda mais sentido com o reconhecimento. "O sentimento é de gratidão em ver o trabalho da enfermagem sendo reconhecido. Muitas vezes esse trabalho não é valorizado como deveria. Somos profissionais que estamos no dia a dia com os pacientes, criamos vínculos, o cuidado ultrapassa uma porta de hospital, ou qualquer estabelecimento  de saúde que seja."

O reconhecimento escrito nas páginas de Retratos do Cuidar é um agradecimento à coragem de Mayane (e outros tantos) de enfrentar o desconhecido. "Acredito que as pessoas tenham visto que durante a pandemia a enfermagem foi crucial. Quando se falava 'tem-se que ficar em casa, fazer isolamento', nós, profissionais de saúde, não tivemos essa chance".

"Tínhamos que estar na linha de frente diariamente, com medo de perder nossas vidas, de trazer a Covid-19  para as pessoas  que mais amamos"

Motivação

Outra paraibana que ganhou destaque no livro Retratos do Cuidar foi a da técnica em enfermagem Julia Guedes. Se formando durante a pandemia de Covid-19, ela entendeu cedo a missão que tinha. "Meu sentimento é de gratidão. Porque eu passei por muita coisa e hoje meu trabalho é reconhecido", disse.

Ao T5, Julia contou que antes de trabalhar na Saúde sustentava a família com a renda que conseguia como catadora de materiais recicláveis. Foi assim por quase 20 anos. E desde que a enfermagem entrou no caminho dela, os sonhos têm sido maiores. "Através da enfermagem eu consegui conquistar vários horizontes que nunca pensei. Pude realizar sonhos".

Ao ter a história contada em um livro, Julia espera inspirar outras histórias. "Quero passar para outras pessoas que cada um é capaz de realizar seus sonhos. Não importa a dificuldade, o importante é nunca desistir dos seus objetivos".

Com a palavra

Para o jornalista Jeferson Souza, que teve a missão de contar as histórias de Mayane e Julia, a intenção é reconhecer o trabalho e as vivências dos profissionais de saúde espalhados pelo Brasil. “Nós fomos desde o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, até um posto de saúde de uma vila chamada Três Unidos, de uma comunidade indígena, no Rio Negro. Passamos pelo interior da Paraíba, por cidades como Salvador, Recife e Brasília".

A gente fez um recorte de profissionais de todo o país e de todos os perfis, de auxiliares até enfermeiros, que resultaram em histórias humanas muito interessantes ao longo do livro

Retratos do Cuidar

As histórias de Mayane e Julia foram contadas no livro Retratos do Cuidar – Histórias da Enfermagem no Brasil, que abre espaço para acompanhar a trajetória do cuidar pelas mãos dos profissionais da saúde. O livro já está disponível na versão digital e cópias da obra serão doadas para instituições de saúde. A versão gratuita do livro pode ser acessada aqui.

Retratos do Cuidar – Histórias da Enfermagem no Brasil foi feito em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem via Lei de Incentivo à Cultura.

Leia também:


Relacionadas