TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
rodrigo lima

STF manda soltar paraibano suspeito de incitar atos golpistas

Rodrigo estava sob custódia desde 17 de agosto, no contexto da Operação Lesa Pátria, com a prisão preventiva mantida

Por Carlos Rocha Publicado em
STF mantém prisão de influencer paraibano alvo da Operação Lesa Pátria
STF mantém prisão de influencer paraibano alvo da Operação Lesa Pátria (Foto: Reprodução/ Instagram)

O influencer bolsonarista Rodrigo Lima, suspeito de incitar os atos golpistas de 8 de janeiro, foi libertado, nesta sexta-feira (1º), por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Rodrigo estava sob custódia desde 17 de agosto, no contexto da Operação Lesa Pátria, com a prisão preventiva mantida após audiência de custódia.

O ministro justificou a soltura afirmando que, até o momento, não foram apresentados elementos que indiquem maior gravidade em sua conduta. A medida extrema já demonstrou eficácia, sendo substituível por medidas alternativas.

Rodrigo Lima ficará em liberdade mediante o cumprimento de medidas cautelares, incluindo a proibição de usar redes sociais, o uso de tornozeleira eletrônica, restrição de saída noturna, comunicação restrita com outros investigados, apresentação semanal à comarca, além da entrega do passaporte.

O advogado do influencer comemorou a decisão, destacando que a mesma ocorreu dois dias após denunciarem o ministro Alexandre de Moraes ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A defesa alega que o ministro não reavaliou a prisão no prazo legal de 90 dias, nem concedeu vistas do processo à defesa.

Rodrigo Lima foi preso no âmbito da Operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de financiar os atos golpistas. O influencer, declarado apoiador de longa data do ex-presidente Bolsonaro, nega ter participado dos eventos de janeiro.

Leia também:


Relacionadas