TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Na Paraíba

Empresas de comunicação vão mudar representação e criarão o MIDIACOM

Paraíba será um dos primeiros estados brasileiros que adotará o novo modelo de representação

Por Juliana Alves Publicado em
Empresas de rádio e televisão planejam mudanças para novos tempos
Empresas de rádio e televisão planejam mudanças para novos tempos (Foto: Juliana Alves/RTC)

A representação das empresas de rádio e televisão na Paraíba está passando por uma mudança significativa para se adaptar aos novos tempos da comunicação.

Em reunião na última semana, além de eleger a nova diretoria, os integrantes da Associação das Empresas de Radiodifusão da Paraíba (ASSERP), decidiram também encaminhar a fusão com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão da Paraíba, ambas entidades fundadas no início da década de 1990, para a criação de uma representação única e mais forte.

Outra decisão importante foi a ampliação da representação para as empresas de jornalismo digital, englobando um segmento mais novo, moderno e crescente. A nova representação terá o formato de sindicato, que dispõe de maior estrutura e força na legislação nacional, e receberá a denominação de MIDIACOM.

A ASSERP e o Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão congregam cerca de 60 empresas de comunicação do Estado. No MIDIACOM haverá o acréscimo das plataformas digitais de jornalismo, o que vai tornar a entidade das empresas de radiodifusão e comunicação mais ampla e representativa.

A nova entidade terá como objetivo principal fazer a defesa das tradicionais e das modernas empresas de comunicação diante de complexidade imposta pela revolução tecnológica e pelo mundo virtual, especialmente desafios ligados à rentabilidade e liberdade dos veículos.

A Paraíba será um dos primeiros estados brasileiros que adotará o novo modelo de representação. O processo tem o acompanhamentos ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), entidade máxima da radiodifusão brasileira.

Para agilizar a mudança, foi criada uma Junta Diretiva para o sindicato para o período de transição, formada por Marielena Mota, André Vajas e Alberto Batinga. O prazo final para término do processo será o mês de maio.

Nova diretoria

Enquanto se processa a fusão das entidades e a formalização do MIDIACOM, a ASSERP elegeu e deu posse aos novos diretores:

  • Presidente: Marilena Motta  - Campina FM (Campina Grande);
  • 1° vice-presidente: André Vajas - TV Tambaú (João Pessoa);
  • 2° vice-presidente: Fábio Albuquerque - TV Manaira (João Pessoa);
  • Secretárias: Maria Lúcia Martins  Duarte Costa - Rádio Caturité FM (Campina Grande) e Laís Romão Cavalcante - Rádio Espinharas (Patos);
  • Tesoureiros: Alberto Batinga - Rádio Cidade de Sumérias (Sumé), Marilana Agra Motta - Rádio Serra Branca FM (Serra Branca);
  • Conselho Fiscal: Eduardo Carlos- TV Cabo Branco (João Pessoa), João Pereira de Moura Neto - TV Arapuan (João Pessoa), Kildare Queiroga Cavalcante (Rádio Difusora de Cajazeiras)
  • Suplentes: Nelson Batista de Andrade - Rádio Vale do Sabugy (Santa Luzia), Ana Maria dos Santos Gomes - Sistema Itatiunga (Patos), Rafael Estrela Oliveira - Sistema Regional de Comunicação (Sousa).

Leia também:


Relacionadas