TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
até domingo (19)

Paraíba sedia a 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária

O evento, que teve início nesta quinta-feira (16) e se estenderá até domingo

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba sedia a 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária
Paraíba sedia a 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Foto: Ortilo Antônio)

A Paraíba se torna o epicentro da agricultura familiar no Nordeste com a realização da 2a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes). O evento, que teve início nesta quinta-feira (16) e se estenderá até domingo, está acontecendo no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. A iniciativa é resultado da parceria entre o Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), e o Governo da Paraíba, representado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS). Com entrada franca, a feira espera receber mais de 12 mil visitantes durante os quatro dias de evento.

A abertura oficial da Fenafes, juntamente com o 2o Encontro Paraibano dos Territórios Rurais, aconteceu às 19h desta quinta-feira, na Sala de Concertos Eugênio Peixoto, contando com a presença de autoridades e convidados. No sábado (18), às 10h, na Praça do Povo, o governador da Paraíba, João Azevêdo, juntamente com outras autoridades, percorrerá os estandes da feira.

O evento se destaca como o maior do Nordeste dedicado à agricultura familiar, promovendo o intercâmbio de experiências, conhecimentos e produtos entre os agricultores da região. Com a participação estimada de mais de 300 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores dos nove estados nordestinos, a Fenafes oferece uma extensa programação, incluindo eventos de formação, palestras, oficinas e cursos.

As temáticas centrais abordadas durante o evento englobam questões fundamentais para a agricultura familiar nordestina, como acesso à terra, sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis, agroecologia, assistência técnica e extensão rural, acesso ao crédito, mudanças climáticas, políticas públicas e protagonismo feminino.

O secretário estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, destaca a importância da feira como uma vitrine das capacidades da agricultura familiar paraibana. Produtos variados, desde artesanato, como crochê e renda, até alimentos como queijo de cabra, doces e polpas de fruta, estarão em exposição, representando a diversidade e qualidade da produção local.

A Fenafes busca fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas, promover o cooperativismo solidário e a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para Bivar Duda, secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, sediar o evento é uma honra para a Paraíba, proporcionando interação entre os estados nordestinos, o Governo Federal e diversos órgãos públicos e da sociedade civil.

Durante a montagem dos estandes no Espaço Cultural, o diretor de pesquisa da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Aderval Monteiro, ressaltou a relevância do evento para evidenciar as atividades de assistência técnica e pesquisa, trazendo tecnologias viáveis para a agricultura familiar.

O secretário executivo de Empreendedorismo da Paraíba, Fabrício Feitosa, enfatizou o papel do Programa Empreender PB no fortalecimento do cooperativismo e da comercialização dos produtos da agricultura familiar. Durante a Fenafes, serão oferecidas 30 oportunidades de crédito, totalizando até R$ 6 milhões, para projetos aptos à concessão do recurso. A participação do Empreender Paraíba no evento visa fornecer apoio financeiro e esclarecer sobre o funcionamento do programa.

Leia também:


Relacionadas