TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
doação de órgãos

Paraíba já realizou 186 transplantes de órgãos em 2023

No estado, 514 pessoas o ainda aguardam ansiosamente pela oportunidade de receber um órgão ou tecido que possa salvar suas vidas

Por Carlos Rocha Publicado em
Procedimento realizado no Hospital Metropolitano.
Procedimento realizado no Hospital Metropolitano. (Foto: SES/PB)

No último dia do setembro verde, um ato de solidariedade e generosidade marcou a Paraíba. No Hospital de Trauma de Campina Grande, familiares de uma paciente de 43 anos, diagnosticada com morte encefálica, tomaram a importante decisão de autorizar a doação de órgãos, proporcionando uma segunda chance de vida para outras pessoas. Em 2023, a Paraíba já contabiliza um total de 186 transplantes, abrangendo córneas, coração, rim, fígado e medula óssea.

Após uma entrevista conduzida pela equipe da Central Estadual de Transplantes, a família concordou em permitir a retirada dos rins e córneas da paciente. Antes do início do procedimento de captação dos órgãos e tecidos, os colaboradores do hospital prestaram uma emocionante homenagem à paciente e aos familiares da doadora. Essa homenagem consistiu em um corredor humano, denominado "Cortejo da Vida", no qual os homenageados foram aplaudidos desde a saída da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde a paciente estava internada, até o Bloco Cirúrgico, onde ocorreria a cirurgia para retirada dos órgãos.

Os rins foram destinados à Central de Transplantes de Pernambuco, já que não havia receptores compatíveis na Paraíba. As córneas seguiram inicialmente para o Banco de Olhos da Paraíba e, posteriormente, beneficiarão mais duas pessoas que aguardam na lista de espera por esse gesto nobre.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, ressaltou que o aumento das doações na Paraíba é resultado da campanha de sensibilização liderada pelo Governo do Estado e da disseminação de informações sobre o processo de doação e transplantes. Ela destacou: "Nós estamos em um período onde a doação de órgãos está muito em evidência através da Campanha Setembro Verde, apoiada e divulgada pelo Governo do Estado, e verificamos que as pessoas estão mais sensibilizadas e dispostas a ajudar, mesmo estando em um momento de perda de um familiar."

Na Paraíba, 514 pessoas o ainda aguardam ansiosamente pela oportunidade de receber um órgão ou tecido que possa salvar suas vidas.


Relacionadas