TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Educação

Falta de cuidadores deixa autistas fora da escola em Santa Rita

Secretaria de Educação informou que contratos foram rompidos após profissionais não atuarem da devida forma.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Cuidadores tiveram os contratos encerrados no município
Cuidadores tiveram os contratos encerrados no município (Imagem: Reprodução / TV Tambaú)

Mães de crianças com autismo na cidade de Santa Rita, Grande João Pessoa, denunciaram nesta quarta-feira (4) a falta de cuidadores para os filhos em escolas do município. De acordo com os relatos, a falta de cuidadores está causando frustração nas crianças, que desejam ir para as escolas. O assunto foi tema de uma reportagem exibida no Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú/SBT.

Segundo Eduarda Cecília, mãe, a denúncia foi realizada junto aos órgãos competentes. "É o direito deles. Não tinha necessidade de chamar reportagem ou acionar o Ministério Público para falar de um assunto que é direito deles", disse.

De acordo com a psicopedagoga Priscila Oliveira, a presença dos cuidadores nos centros de ensino é fundamental. "Isso para criar um ambiente inclusivo em sala de aula para fazer com que os autistas sintam-se seguros", afirmou.

A Secretaria de Educação do Município informou que contratou monitores de educação especial através de processos seletivos e os contratos foram encerrados de forma unilateral porque alguns profissionais apresentavam atrasos constantes, falta de atenção com os alunos, uso excessivo de celulares e desobediência aos chefes imediatos.

Confira 

O Portal T5 consultou a assessoria de Comunicação a prefeitura de Santa Rita e questionou sobre o possível retorno dos cuidadores. Em nota, foi informado que a prefeitura de Santa Rita está "empenhada em atender às necessidades dos alunos com espectro autista e de toda rede de ensino". Foi sinalizado que estão sendo contratados novos cuidadores de forma gradual "seguindo a ordem de classificação do processo seletivo".

 O texto ainda aponta que algumas mães solicitam apoio, mas "não possuem o laudo com o diagnóstico da criança, um documento fundamental para acompanhamento adequado".

Tambaú da Gente Manhã

O programa é apresentado por Anne Gomes e vai ao ar de segunda à sexta, a partir das 7h, na TV Tambaú/SBT. Além de cotidiano, há destaque para os fatos da área policial, esporte e outros temas.

Leia mais:


Relacionadas