TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunização

Paraíba tem Dia D de multivacinação neste sábado (7)

O principal objetivo desta iniciativa é ampliar a oferta de vacinas, atualizar o esquema vacinal e melhorar a cobertura das vacinas de rotina

Por Carlos Rocha Publicado em
Confira como será o Dia da D de Multivacinação em João Pessoa
Confira como será o Dia da D de Multivacinação em João Pessoa (Foto: Divulgação/ PMJP)

A Paraíba vai promover, neste sábado (7), mais um Dia D de Multivacinação, abrangendo todos os 223 municípios do estado. O principal objetivo desta iniciativa é ampliar a oferta de vacinas, atualizar o esquema vacinal e melhorar a cobertura das vacinas de rotina para prevenir doenças em crianças e adolescentes menores de 15 anos, seguindo o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O evento de abertura ocorrerá nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

Um total de 814 salas de vacinas estarão disponíveis em todos os municípios da Paraíba para atender crianças e adolescentes menores de 15 anos. O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, ressaltou a importância da adesão da população à campanha e convocou todos os pais e responsáveis a levarem seus filhos para os postos de saúde. Bezerra também destacou o comprometimento da Paraíba em cumprir as metas de campanha e enfatizou a necessidade de manter altas coberturas vacinais para prevenir doenças.

Em João Pessoa, a abertura do Dia D de Multivacinação acontecerá na Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira, onde, além da vacinação, serão oferecidos serviços de saúde para as mulheres das 8h às 16h, incluindo atendimento médico com mastologistas e ginecologistas. As mulheres também poderão agendar mamografias, fazer coletas de citológico e realizar outros exames médicos. Para as mães que comparecerem com seus filhos para a vacinação, serviços de beleza, como corte de cabelo e esmaltação das unhas, estarão disponíveis, entre outros.

Na capital, os pontos de vacinação, como Unidades de Saúde da Família, Centro Municipal de Imunizações e Policlínicas Municipais, permanecerão abertos até o meio-dia. Além disso, haverá dois pontos fixos de vacinação no Shopping Sul e na loja Ferreira Costa, das 12h às 21h. Em Campina Grande, a abertura ocorrerá no Parque da Criança, e as Unidades de Saúde da Família funcionarão durante todo o dia. Os residentes de outros municípios devem consultar os horários de funcionamento dos pontos de vacinação locais.

A Paraíba possui todas as vacinas de rotina necessárias para esta campanha de multivacinação e já distribuiu todas as 371.659 mil doses solicitadas pelos municípios. A Campanha Nacional de Multivacinação se estenderá até o dia 14 de outubro e faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, promovendo a imunização com vacinas como tríplice viral, DTP, pentavalente, pneumocócica 10, meningocócica C, meningocócica ACWY, além de proteção contra poliomielite, papilomavírus humano (HPV), febre amarela, hepatite A, rotavírus humano e outras.

Leia também:


Relacionadas