TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
fenômeno

Eclipse Lunar poderá ser visto parcialmente da Paraíba neste sábado (28)

Diferentemente dos eclipses solares, os lunares permitem que os observadores olhem diretamente para o satélite natural

Por Carlos Rocha Publicado em
Eclipse Lunar poderá ser visto parcialmente da Paraíba neste sábado (28)
Eclipse Lunar poderá ser visto parcialmente da Paraíba neste sábado (28) (Foto: NASA Goddard Space Flight Center)

Neste sábado, dia 28 de outubro, os amantes da astronomia terão a oportunidade de testemunhar um espetáculo celestial raro - um eclipse lunar parcial. De acordo com o Observatório Nacional, este evento está sendo considerado o maior eclipse lunar até 2025, e poderá ser observado em diversas regiões do país, incluindo a Paraíba.

Diferentemente dos eclipses solares, nos quais é estritamente proibido olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada, os eclipses lunares permitem que os observadores olhem diretamente para o satélite da Terra, a Lua.

Onde será possível ver o eclipse lunar?

De acordo com o portal "Time and Date", este eclipse lunar parcial poderá ser apreciado em uma vasta área geográfica, abrangendo a Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.

Eclipse lunar no Brasil

No Brasil, a maior parte do fenômeno ocorrerá durante a fase penumbral, quando a Lua estará parcialmente coberta pela sombra mais clara da Terra. Isso significa que as mudanças na coloração da Lua serão sutis e pouco perceptíveis a olho nu.

Entretanto, em alguns locais do leste do país, como Paraíba, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, os observadores terão a chance de testemunhar o eclipse lunar parcial, no qual a Lua será coberta por uma parte da sombra mais escura da Terra.

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham no espaço, e a sombra da Terra é projetada na Lua. Existem dois tipos de sombras envolvidos: a penumbra, que é uma sombra mais clara que ainda recebe luminosidade solar, e a umbra, uma sombra escura totalmente isenta de luz solar.

Neste sábado, a Lua entrará totalmente na penumbra, porém apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção do satélite lunar que ficará "mordida".

Onde assistir ao eclipse lunar?

Embora o eclipse lunar parcial não seja tão dramático quanto o eclipse total, ele poderá ser observado a olho nu em algumas partes do Brasil. A visibilidade dependerá da localização da Lua no momento em que ela for coberta pela sombra da Terra. Locais com boa visibilidade para o leste, como cidades litorâneas do Nordeste, poderão proporcionar uma observação mais nítida do fenômeno.

Para aqueles que não podem testemunhar o eclipse ao vivo, o Observatório Nacional oferecerá uma transmissão ao vivo do evento no YouTube. Astrônomos profissionais e amadores do projeto "O Céu em sua casa: observação remota" participarão da live, proporcionando uma oportunidade emocionante para todos que desejam acompanhar o fenômeno celestial.

Leia também:


Relacionadas