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Paraíba teve 2º maior crescimento no varejo do país em julho, diz IBGE

O crescimento coloca a Paraíba em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas do Espírito Santo (3,3%)

Por Carlos Rocha Publicado em
Vestuários e calçados são preferência entre presentes
Vestuários e calçados são preferência entre presentes (Foto: arquivo/Divulgação/Governo da Paraíba)

O comércio varejista na Paraíba demonstrou um sólido desempenho em julho, apresentando um aumento de 2,4% no volume de vendas em comparação com o mês de junho, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento coloca a Paraíba em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas do Espírito Santo (3,3%) e superando a média brasileira (0,7%).

Além disso, no que diz respeito à receita nominal de vendas do setor paraibano, foi registrada uma elevação de 2,8%, superando significativamente a média nacional, que ficou em 0,8%.

Os dados da pesquisa revelam que o comércio varejista no estado da Paraíba apresentou um aumento tanto no volume de vendas (1,9%) quanto na receita (2,8%), quando comparado ao mesmo período do ano anterior, 2022.

No acumulado dos últimos 12 meses, a Paraíba se destaca como líder nacional, com crescimentos de 15% no volume de vendas e de 18,1% na receita nominal do setor. Ambos os indicadores estão significativamente acima das médias brasileiras, que registraram 1,63% no volume de vendas e 7,5% na receita.

No segmento do varejo ampliado, que abrange um escopo mais abrangente de produtos e serviços, a Paraíba mais uma vez lidera o cenário nacional, com crescimento de 4,9% no volume de vendas e de 5,5% na receita nominal do setor. Estes números também superam as médias brasileiras, que ficaram em –0,3% no volume e 0,2% na receita, respectivamente.

Os resultados positivos no acumulado de 12 meses do varejo ampliado demonstram a sustentabilidade do crescimento, com variações de 13,1% no volume de vendas e de 18% na receita em relação ao ano anterior, 2022.

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